SINTECT/SE realiza curso de formação para Delegados e Dirigentes sindicais

No último sábado, dia 11/03, aconteceu o I Curso de Formação Política de Delegados e Dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios, Telégrafos e Similares de Sergipe. O evento foi realizado no auditório da CUT-SE e teve como tema “Os Correios que queremos”.

O curso teve como objetivo debater a importância do engajamento dos trabalhadores e trabalhadoras dos Correios nas lutas por melhores condições de trabalho e de renda, assim como na luta por melhorias sociais. Em meio a tantos ataques, é fundamental que os trabalhadores e trabalhadoras dos Correios despertem suas consciências políticas para entenderem seu papel social na construção de uma democracia verdadeiramente participativa.

Nos últimos anos, os trabalhadores dos Correios têm enfrentado condições de trabalho cada vez mais precárias, além da perda de vários direitos trabalhistas. Isso é resultado de uma política neoliberal que pretendia desmontar a ECT para posteriormente privatizá-la, ou seja, transferir o patrimônio público para as mãos dos interesses privados. Essas ações prejudicaram os trabalhadores e suas famílias, trazendo endividamento, empobrecimento e uma diminuição da qualidade de vida dos funcionários da empresa.

“Diante desse cenário, é fundamental que os trabalhadores dos Correios se organizem e lutem por seus direitos e por uma empresa pública, que atenda às necessidades da população e não dos interesses privados”, ressalta Diego Ramos, secretário de formação política que coordenou os trabalhos durante o curso de formação.

O evento contou também com a participação de professor Dudu, ex-presidente da CUT/SE, e Alan Sampaio , representando o escritório de Jane Tereza, que presta assessoria jurídica para o sindicato.