Trabalhadores vão decidir na terça se aceitam proposta dos Correios

Trabalhadores optaram por estudar melhor a proposta do governo federal antes de tomar alguma decisão. Nova assembleia geral foi marcada para a terça

A contraproposta de abono mais 3,57% de tíquete de alimentação e 3,57% de reajuste salarial a partir de janeiro de 2024, enviada pelo governo federal no fim da tarde da quinta-feira, dia 14 de setembro, vai continuar sendo avaliada até a próxima terça-feira pelos trabalhadores dos Correios no Estado de Sergipe. Essa foi a decisão deliberada em assembleia geral que aconteceu na noite do dia 14, na sede do SINTECT/SE, no bairro Siqueira Campos, em Aracaju.

Segundo o secretário geral do SINTECT/SE, Jean Marcel, a proposta traz muitos avanços. Foram conquistadas 41 cláusulas sociais e assim o Acordo Coletivo avançou muito e repõe várias perdas que aconteceram durante o Governo Bolsonaro.

“É uma proposta que resgata várias cláusulas perdidas no governo Bolsonaro, importantes para os trabalhadores como a licença maternidade, o auxílio para quem tem filho com deficiência; a garantia do tíquete em caso de atestado médico superior a 15 dias; o direito a acompanhar o familiar que está doente e debilitado. São avanços, mas o que está pegando é a questão econômica. A proposta veio muito rebaixada. Até agora a empresa apresenta abono e não apresenta uma melhoria no nosso salário. Por este motivo, os trabalhadores optaram por avaliar melhor, não vamos decidir um assunto tão importante para as nossas vidas no ‘afogadilho’”, declarou Jean Marcel.

Além da questão econômica, Jean Marcel destacou que os avanços alcançados na negociação referente ao Plano de Saúde precisam estar no Acordo Coletivo.

“A Empresa prometeu avanços que não estão naquela minuta que a gente leu na assembleia, ficamos ressabiados de assinar desta forma, a gente sabe que a empresa promete muita coisa, mas ela se apega mesmo ao que está escrito então nao tinha como assinar a redação daquela forma. Hoje dialogamos e defendo que haja uma ressalva dentro do acordo coletivo para dar mais segurança aos trabalhadores sobre os avanços referentes ao Plano de Saúde”, afirmou Jean Marcel.

Os trabalhadores continuam em estado de mobilização, avaliando a proposta do Governo, abertos ao diálogo com a empresa pública dos Correios até a próxima assembleia geral, marcada para a terça-feira, dia 19 de setembro, às 18h, na sede do SINTECT/SE, em Aracaju.